UEPB - Repositório Digital

Letramento no ensino fundamental: estratégias de leitura e letramento no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Francisco, Maria Marli de Freitas
dc.date.accessioned 2016-10-25T20:53:24Z
dc.date.available 2016-10-25T20:53:24Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 379.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11594
dc.description FRANCISCO, M. M. de F. Letramento no ensino fundamental: estratégias de leitura e letramento no ensino fundamental. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esse estudo bibliográfico tem como objetivo apresentar um diálogo teórico em torno do ensino via prática letramento para alunos do Ensino Fundamental e as estratégias de leitura. O leitor mal sucedido durante a leitura, perde o significado das sentenças, lê palavra por palavra ou em frases mais curtas, não ignora as palavras irrelevantes, efetua pausas diante de palavras desconhecidas, consulta o dicionário para captar o significado dessas palavras, além de ter um autoconceito negativo enquanto leitor. Com base no exposto e no seu objetivo geral, este trabalho investiga sobre as concepções e estratégias de leitura como prática de letramento e compreensão leitora, buscando, nesse sentido, contextualizando o ensino de leitura nas salas de aula do Ensino Fundamental, examinando as principais estratégias que proporcionam a compreensão da leitura como prática social. O texto apresenta conceitos e opiniões relativos às estratégias de leitura advindas de Silveira (2005), Brito (2003), Leffa (1996), e Borba e Guaresi (2007), dentre outros. Como resultado, pode-se afirmar que conhecendo o significado literal das palavras ou sentenças de uma língua, embora seja imprescindível, é insuficiente se o leitor não souber reconhecer os seus vários empregos de acordo com as intenções do autor e as circunstâncias de sua produção, necessitando, portanto, fazer uso de estratégias diversas para compreensão do texto. Por conseguinte, o ensino dessas estratégias configura um importante recurso para auxiliar o aluno na formação de sua competência leitora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adriana Sales Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Estratégias de Leitura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title Letramento no ensino fundamental: estratégias de leitura e letramento no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta