UEPB - Repositório Digital

Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Carlos Augusto Barbosa da
dc.date.accessioned 2016-10-31T18:19:30Z
dc.date.available 2016-10-31T18:19:30Z
dc.date.issued 2016-07-21
dc.identifier.other CDD 333.913
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11603
dc.description SILVA, C. A. B. da. Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Haja vista a importância da água e a escassez desse recurso no Semiárido brasileiro, além da hidrologia ser um dos conteúdos do livro didático de Geografia, fazendo parte dos conteúdos da Geografia Física, área considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está lecionando na escola básica, considera-se pertinente a construção de estratégias de aulas que facilitem a construção de conceitos e que tornem os conhecimentos geográficos mais significativos para os alunos. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos relatar a prática desenvolvida em turmas do 9º da Escola Estadual Assis Chateaubriand, Campina Grande, PB, integrante do Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. Tal prática refere-se ao desenvolvimento do projeto de intervenção sobre a “Crise da água no Semiárido brasileiro”, que foi desenvolvido tomando-se como esteio a categoria geográfica paisagem. Dessa forma, a pesquisa é de natureza pesquisa-ação, sendo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos. Como estratégias, foram utilizados textos, realização de atividades em grupos, debates, dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista, mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar, buscando auxiliar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Semiárido vem enfrentando com a “falta d’água”. Adicionalmente, foram utilizados vídeos fomentando discussões sobre tal paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas, estimulando-os ao exercício de cidadania. Também foi realizada aula de campo no Açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, PB, possibilitando aos alunos uma maior compreensão sobre a crise da água e a paisagem do Semiárido. Como culminância, os alunos escreveram e apresentaram coletivamente a carta da água, buscando conscientizar a sociedade da necessidade de gestão adequada dos recursos hídricos, comprovando a potencialidade do ensino de Geografia, no que se refere ao exercício da cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Crise da Água pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.title Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta