Resumo:
Haja vista a importância da água e a escassez desse recurso no Semiárido brasileiro, além da
hidrologia ser um dos conteúdos do livro didático de Geografia, fazendo parte dos conteúdos
da Geografia Física, área considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está
lecionando na escola básica, considera-se pertinente a construção de estratégias de aulas que
facilitem a construção de conceitos e que tornem os conhecimentos geográficos mais
significativos para os alunos. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos
relatar a prática desenvolvida em turmas do 9º da Escola Estadual Assis Chateaubriand,
Campina Grande, PB, integrante do Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. Tal prática refere-se
ao desenvolvimento do projeto de intervenção sobre a “Crise da água no Semiárido
brasileiro”, que foi desenvolvido tomando-se como esteio a categoria geográfica paisagem.
Dessa forma, a pesquisa é de natureza pesquisa-ação, sendo desenvolvida a partir da
Pedagogia de Projetos. Como estratégias, foram utilizados textos, realização de atividades em
grupos, debates, dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista,
mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar, buscando auxiliar
os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Semiárido vem enfrentando com
a “falta d’água”. Adicionalmente, foram utilizados vídeos fomentando discussões sobre tal
paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, o clima, quanto nas questões sociais e políticas,
estimulando-os ao exercício de cidadania. Também foi realizada aula de campo no Açude
Epitácio Pessoa, Boqueirão, PB, possibilitando aos alunos uma maior compreensão sobre a
crise da água e a paisagem do Semiárido. Como culminância, os alunos escreveram e apresentaram coletivamente a carta da água, buscando conscientizar a sociedade da
necessidade de gestão adequada dos recursos hídricos, comprovando a potencialidade do
ensino de Geografia, no que se refere ao exercício da cidadania.
Descrição:
SILVA, C. A. B. da. Crise da água e ensino de geografia: reflexões a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.