Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar a eficácia e contribuição da utilização diversificada de
recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia. A pesquisa
desenvolveu-se numa perspectiva qualitativa, a partir do método fenomenológico. Foi
desenvolvida em duas turmas de 1º Ano do Ensino Médio na Escola São Sebastião –
integrante do Subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB, em que foram realizados três projetos de
intervenção pedagógica, no sentido de introduzir metodologicamente recursos didáticos
variados no estudo de determinados temas/conteúdos no ensino de Geografia, durante os anos
de 2014 e 2015. A utilização de recursos didáticos de forma planejada e levando-se em conta
o conhecimento de mundo do aluno no estudo de determinado tema/conteúdo, contribui
positivamente para a ampliação do processo de ensino e aprendizagem de Geografia, pois
funciona como um instrumento didático que auxilia a compreensão do estudante, fazendo com
que o conhecimento torne-se menos abstrato e com aplicação prática no cotidiano. Desta
forma, entendemos que o PIBID apresenta-se como um condicionante para que esta pesquisa
tenha se desenvolvido, haja vista o programa ter como caráter principal a integração entre o
conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, possibilitando que professores em
formação adquiram experiência no campo de trabalho.
Descrição:
SILVA, F. F. da. Recursos didáticos no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.