Resumo:
Esta pesquisa versa sobre o ensino de Química no contexto educacional e social atual, considerando os aspectos avaliados pelo ENEM nesta área. O objetivo principal deste trabalho foi analisar, com base nas orientações legais, as competências e habilidades específicas da Química avaliadas pelo ENEM. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. Para a coleta dos dados, utilizou-se a prova de Química do ENEM 2013 e o caderno III do programa SISMédio. A análise de conteúdo foi o procedimento utilizado para analisar os dados organizados a partir das categorias: a) ensino de Química e b) competências e habilidades do ensino de Química avaliadas no ENEM. Em linhas gerais, identificou-se que o ENEM é uma avaliação que se fundamenta na observância do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que os alunos consigam resolver questões relacionadas à vida, cerne da contribuição do ensino de Química. Reitera-se ainda que o SISMédio apresenta fundamentos basilares para oferta de um Ensino Médio de qualidade, em que a organização pedagógica curricular, deve basear-se na interação entre os conhecimentos e a realidade.
Descrição:
LEITE, Jéssica da Nóbrega. A Química e o desenvolvimento das competências avaliadas no ensino médio. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]