Resumo:
O seguinte trabalho tem como objetivo principal relatar as experiências docentes vivenciadas pelo discente durante o estágio obrigatório em ciências biológicas como parte integrante da formação acadêmica para o exercício do magistério como docente , capacitando-o, ensinando-o e lhe proporcionando experiências como docente no cotidiano em sala de aula com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – EEEMSV, no primeiro semestre do ano de 2016 através de atividades de observação, planejamento e intervenção junto com a comunidade escolar . Neste trabalho destaca-se a importância do estágio para o discente, os desafios e vivências do ato de ensinar, dando enfoque às metodologias utilizadas para este processo fazendo uma relação entre a teoria e a prática, utilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN+) como norte para o desenvolvimento de habilidades e competências a fim de alcançar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem do licenciando.
Descrição:
BARRETO, G. M. Estágio em Ensino de Ciências Biológicas IV: A iniciação a docência na última fase do ciclo da educação básica. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.