Resumo:
O estágio é uma forma de aproximar o licenciando com sua área de formação,
confrontando a teoria estudada com a regência vivenciada. O presente artigo
apresenta uma reflexão sobre a atuação do professor e a inclusão do aluno com
deficiência no espaço escolar. Assim sendo, o objetivo desse estudo foi analisar
como acontece a inclusão do educando com deficiência. Para fundamentarmos esse
trabalho, tomamos por base teórica escritos de Aranha (2001), Mantoan (2003),
Mendes (2001). Na metodologia recorremos às pesquisas: bibliográfica e de campo,
ambas qualitativas. No desenvolvimento do texto buscamos abordar questões que
permeiam o âmbito educacional na área da Inclusão de crianças com deficiência
(mental). Abordamos como a professora desenvolve seu trabalho mediante os
educandos tidos por “normais” e os com deficiência. Também discorremos os
aspectos didáticos observados e vivenciados como: procedimentos metodológicos,
recursos, a prática desenvolvida em sala e por fim nossa atuação como regentes.
Como resultado, percebemos que trabalhar com a inclusão de forma significativa
requer um conjunto de fatores, nos quais podemos citar uma boa formação docente
em área especifica, recursos didáticos e metodológicos adequados e sensibilidade
por parte de todos que de forma direta ou indireta estão ligados ao processo de
ensino-aprendizagem do educando com deficiência.
Descrição:
FERREIRA, F. O professor e a criança com deficiência no espaço escolar. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.