Resumo:
O presente artigo trata-se de uma pesquisa realizada com educadoras das escolas publicas
da cidade de Guarabira – PB, e tem como objetivo observar os instrumentos de avaliação
utilizados pelos(as) educadores(a) com alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa e quantitativa e que para coleta de dados foram aplicados questionários
e entrevistas com a finalidade de compreender os instrumentos de avaliativos e seu uso no
processo avaliativo desses sujeitos. Participaram dessa pesquisa 39 professoras que atuam
em dez escolas públicas desse município. Como aporte teórico recorremos aos autores
Mazzota (2011), Santos (2000), Satoretto (2010), Ministério da Educação. Os resultados
desta pesquisa mostram que grande parte dos(as) educadores(as) sentem dificuldades em
avaliar um aluno com deficiência Intelectual, afirmando existir essa lacuna pela falta de
formação nos seus cursos de graduação por não darem importância a modalidade de
Educação Especial.
Descrição:
TEOTÔNIO, P. de C. A observação dos instrumentos de avaliação utilizados em alunos com deficiência intelectual nas escolas públicas de Guarabira - PB. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.