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A escola na contemporaneidade: reflexões sobre suas funções social, política e pedagógica

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dc.contributor.author Oliveira, Deise André de
dc.date.accessioned 2016-11-09T17:33:41Z
dc.date.available 2016-11-09T17:33:41Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11719
dc.description OLIVEIRA, D. A. de. A escola na contemporaneidade: reflexões sobre suas funções social, política e pedagógica. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A escola tem a função de preparar o aluno para a vida em sociedade, através de um processo educativo e reflexivo que deve ser prazeroso e desafiador para o mesmo. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é o de refletir sobre as funções sociais, políticas e pedagógicas da escola na contemporaneidade, a luz das principais Tendências Pedagógicas que permeiam a educação. Assim, temos como meta principal, levarmos todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino tais como: professores, gestores, alunos, pais e comunidade escolar, a melhor compreenderem as funções exercidas pela escola nessas modalidades, bem como a estruturação da política educacional do espaço escolar aos quais atuam, com vistas a facilitar a realização das funções executadas por esta instituição. Neste processo de construção da formação da consciência crítica e reflexiva dos alunos, enquanto cidadão e sujeito histórico, construtor de sua própria história, a escola é de fundamental importância. Assim, por meio de um estudo bibliográfico realizamos diversas leituras teóricas, de autores como: FREIRE (1996) e SAVIANI (2007) - Função Política; LIBÂNEO (2008, 2009, 2011) e ARROYO (1997) - Função Pedagógica e Social. Objetivamos, neste sentido, evidenciar as contribuições de tais autores diante dessas reflexões, com vistas a refletir acerca da escola em suas respectivas funções. O estudo nos oportunizou perceber a necessidade de reflexão por parte desses sujeitos a assumirem-se como protagonistas diante desse processo. Portanto, devem buscar o exercício de cobrar e, ao mesmo tempo, de contribuir para que a escola cumpra, de fato, suas funções, garantindo-lhes o direito a aprendizagem como horizonte de cidadania. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Função Social pt_BR
dc.subject Política Pedagógica pt_BR
dc.subject Tendências Pedagógicas pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.title A escola na contemporaneidade: reflexões sobre suas funções social, política e pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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