Resumo:
A escola tem a função de preparar o aluno para a vida em sociedade, através de um
processo educativo e reflexivo que deve ser prazeroso e desafiador para o mesmo.
Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é o de refletir sobre as funções sociais,
políticas e pedagógicas da escola na contemporaneidade, a luz das principais
Tendências Pedagógicas que permeiam a educação. Assim, temos como meta
principal, levarmos todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino tais como:
professores, gestores, alunos, pais e comunidade escolar, a melhor compreenderem
as funções exercidas pela escola nessas modalidades, bem como a estruturação da
política educacional do espaço escolar aos quais atuam, com vistas a facilitar a
realização das funções executadas por esta instituição. Neste processo de
construção da formação da consciência crítica e reflexiva dos alunos, enquanto
cidadão e sujeito histórico, construtor de sua própria história, a escola é de
fundamental importância. Assim, por meio de um estudo bibliográfico realizamos
diversas leituras teóricas, de autores como: FREIRE (1996) e SAVIANI (2007) -
Função Política; LIBÂNEO (2008, 2009, 2011) e ARROYO (1997) - Função
Pedagógica e Social. Objetivamos, neste sentido, evidenciar as contribuições de tais
autores diante dessas reflexões, com vistas a refletir acerca da escola em suas
respectivas funções. O estudo nos oportunizou perceber a necessidade de reflexão
por parte desses sujeitos a assumirem-se como protagonistas diante desse
processo. Portanto, devem buscar o exercício de cobrar e, ao mesmo tempo, de
contribuir para que a escola cumpra, de fato, suas funções, garantindo-lhes o direito
a aprendizagem como horizonte de cidadania.
Descrição:
OLIVEIRA, D. A. de. A escola na contemporaneidade: reflexões sobre suas funções social, política e pedagógica. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.