Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar duas leituras do conto de
fadas Chapeuzinho Vermelho, na versão clássica dos Irmãos Grimm (1812), e na
adaptação literária Chapéu Vermelho II – as bocas do lobo, de Orlando de
Miranda (1993), observando os modos pelos quais o gênero literário infantil,
apesar das mudanças formais e deslocamentos temporais, não perde sua
relevância literária. O trabalho com a adaptação dos contos de fadas justifica-se
na conscientização do leitor em formação de que a configuração do gênero
literário obedece critérios distintos do texto clássico, mesmo sendo este um texto
também adaptado, mas mantém as intersecções necessárias exigidas por essa
literatura e o seu leitor. Partindo do contexto da literatura infantil e sua chegada à
escola, bem como traçando o percurso histórico do conto de fadas e mapeando
os ambientes de intersecção formal e temática dos contos, o estudo comparativo
aqui proposto mostra a renovação e atualização do gênero literário, mediante a
contemporaneidade. Nessa perspectiva, aborda as teorias e os conceitos de
autores como Cunha (2003), Coelho (2000), Zilberman (2003), Cademartori
(2006), Hunt (2010), Carvalho (2014), dentre outros, que desenvolvem reflexões
relacionadas aos ambientes e características da Literatura Infantil e a releitura e
adaptação do conto de fadas clássico. Assim, verificamos que os resultados
apontam para o diálogo entre as obras, em uma proposta inicialmente intertextual,
porém construindo uma narrativa com caraterísticas e categorias formais,
contextuais e temáticas próprias.
Descrição:
PEREIRA, M. da G. da S. Do clássico ao contemporâneo: duas leituras do conto de fadas. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.