UEPB - Repositório Digital

Do clássico ao contemporâneo: duas leituras do conto de fadas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Maria da Glória da Silva
dc.date.accessioned 2016-11-10T16:56:20Z
dc.date.available 2016-11-10T16:56:20Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 809.88
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11727
dc.description PEREIRA, M. da G. da S. Do clássico ao contemporâneo: duas leituras do conto de fadas. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo apresentar duas leituras do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, na versão clássica dos Irmãos Grimm (1812), e na adaptação literária Chapéu Vermelho II – as bocas do lobo, de Orlando de Miranda (1993), observando os modos pelos quais o gênero literário infantil, apesar das mudanças formais e deslocamentos temporais, não perde sua relevância literária. O trabalho com a adaptação dos contos de fadas justifica-se na conscientização do leitor em formação de que a configuração do gênero literário obedece critérios distintos do texto clássico, mesmo sendo este um texto também adaptado, mas mantém as intersecções necessárias exigidas por essa literatura e o seu leitor. Partindo do contexto da literatura infantil e sua chegada à escola, bem como traçando o percurso histórico do conto de fadas e mapeando os ambientes de intersecção formal e temática dos contos, o estudo comparativo aqui proposto mostra a renovação e atualização do gênero literário, mediante a contemporaneidade. Nessa perspectiva, aborda as teorias e os conceitos de autores como Cunha (2003), Coelho (2000), Zilberman (2003), Cademartori (2006), Hunt (2010), Carvalho (2014), dentre outros, que desenvolvem reflexões relacionadas aos ambientes e características da Literatura Infantil e a releitura e adaptação do conto de fadas clássico. Assim, verificamos que os resultados apontam para o diálogo entre as obras, em uma proposta inicialmente intertextual, porém construindo uma narrativa com caraterísticas e categorias formais, contextuais e temáticas próprias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Conto de Fadas pt_BR
dc.subject Adaptação literária pt_BR
dc.title Do clássico ao contemporâneo: duas leituras do conto de fadas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta