Resumo:
Este artigo teve por objetivo investigar a inclusão dos alunos surdos na escola Estadual de
Ensino Fundamental Professor Edgardo Júlio em Guarabira-PB. Inclusão investigada,
interpretada e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva. É uma pesquisa qualitativa, considerando os dados coletados nos questionários
aplicados com os professores e a gestora da escola. O resultado obtido indica que a escola
pesquisada encontra algumas dificuldades com a educação inclusiva, visto que no ano de
2013 a escola recebeu apenas uma aluna surda para a convivência com os demais. De acordo
com os resultados obtidos, verificamos que a gestora buscou ajudar e colaborar com a
aprendizagem da aluna com necessidades especiais, chegando a inscrever alguns professores
para um curso de Formação para Educação Especial. Ao final observou-se que a escola
buscou adaptar-se ao ingresso da aluna portadora de necessidades especiais, adotando uma
educação inclusiva.
Descrição:
SANTOS, D. A. dos. Inclusão de alunos surdos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Edgardo Júlio. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.