Resumo:
Este artigo pretende refletir sobre a utilização de filmes como recurso didático para aulas de
história. Destacando a importância na busca de uma renovação no ensino de história.
Trabalhar com as novas linguagens em sala de aula que no nosso caso optamos em discutir
sobre a linguagem fílmica. As questões que este artigo propõe, contribuem para uma
compreensão significativa das varias formas de utilização do cinema nos ambientes escolares
e como essa prática vem se a perfeiçoando ao longo do tempo. Apresentaremos ao longo
desse texto os elementos pertinentes ao campo da história e do cinema, entendemos que esta
discussão vai além de uma fonte histórica ou até mesmo de uma aula mais divertida/dinâmica,
essa linguagem pode ser discutida e problematizada em sala de aula, inserindo no que tange as
novas linguagens no ensino de história. Neste sentido, optamos por realizar um estudo
bibliográfico sobre a relação entre a história e o cinema, sob uma perspectiva de utilização
enquanto ferramenta pedagógica nas aulas de história.
Descrição:
ALEXANDRE, J. O.Luz, câmera, (inov)ação: a utilização de filmes como ferramenta didática no ensino de História. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.