Resumo:
Este artigo aborda a prática desenvolvida durante o Estágio Supervisionado IV, no
âmbito do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). O Estágio foi realizado numa Escola Pública de Ensino Fundamental e
Médio na cidade de Campina Grande/PB, onde foi sondado, amadurecido e aplicado o
projeto “Graffiti em Sala” pela observância e planejamento dos discentes do curso, onde
as aulas ministradas padeciam de uma forma interdisciplinar e correspondência dos
assuntos às competências do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, além do mais,
para diminuir a distância entre a realidade e o conteúdo ministrado. Foi apresentado o
Graffiti como ferramenta metodológica, visando à aproximação e o pensar crítico dos
mesmos, além do mais, também foi exposto vídeos e gravuras para debates. Destarte,
com o objetivo de contribuir, por meio da Geografia, com a aprendizagem dos colegiais,
foram elaboradas aulas expositivas e dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais,
práticos e didáticos, incentivando os alunos a terem uma melhor compreensão das
temáticas abordadas em sala de aula durante o estágio como, também, na construção do
conhecimento. Os resultados ligados ao estágio são resumidos em compreensão e
valorização do Estágio Supervisionado, elevação do nível crítico do alunado e maior
compreensão da interdisciplinaridade no contexto aplicado.
Descrição:
SILVA, L. P. de S. Estágio supervisionado em Geografia: prática com a utilização do graffiti para a construção do conhecimento geográfico. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.