UEPB - Repositório Digital

A geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande - PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Montenegro, Jacicleide Gomes da Silva
dc.date.accessioned 2016-11-11T11:57:53Z
dc.date.available 2016-11-11T11:57:53Z
dc.date.issued 2016-10-28
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11772
dc.description MONTENEGRO, J. G. da S. A geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande - PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da geografia. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia tem por objeto de estudo o Espaço, logo, é no espaço geográfico que a relação entre sociedade e natureza se fundamenta é se materializa. A compreensão desta interação é de extrema importância para a efetiva formação crítica e consciente dos cidadãos. Desta forma, o ensino da disciplina, principalmente no ensino médio, deve ser abordado de maneira que tal relação seja compreendida e abrangida de forma satisfatória. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos concluintes do ensino básico, acerca da Geografia, enquanto disciplina, em uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB. Especificamente, busca-se identificar as principais dificuldades no processo ensino aprendizagem, classificar os conteúdos destacados como os mais e menos importantes e avaliar a maneira que os alunos percebem as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e pelo professor de Geografia. Para tal, a pesquisa foi realizada utilizando o método qualiquantitativo, através de questionários que foram aplicados a população total de alunos do terceiro ano do ensino médio, nos três turnos de funcionamento do estabelecimento educacional. Como resultados, constatou-se que para a maioria dos alunos, o ensino dos mapas está diretamente ligado a Geografia, assim como a globalização. A falta de aulas práticas e o uso exclusivo do livro didático foram apontados como causa para a dificuldade na aprendizagem e, por fim, a atuação do professor , em relação às praticas pedagógicas foi considerada satisfatória pela maioria dos alunos, em contraponto a atuação da escola, nesta mesma questão, não foi bem avaliada pelos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antônio Pereira Cardoso da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title A geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande - PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta