Resumo:
A Geografia tem por objeto de estudo o Espaço, logo, é no espaço geográfico que a relação
entre sociedade e natureza se fundamenta é se materializa. A compreensão desta interação é
de extrema importância para a efetiva formação crítica e consciente dos cidadãos. Desta
forma, o ensino da disciplina, principalmente no ensino médio, deve ser abordado de maneira
que tal relação seja compreendida e abrangida de forma satisfatória. Assim, o presente artigo
tem como objetivo analisar a percepção dos alunos concluintes do ensino básico, acerca da
Geografia, enquanto disciplina, em uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB.
Especificamente, busca-se identificar as principais dificuldades no processo ensino
aprendizagem, classificar os conteúdos destacados como os mais e menos importantes e
avaliar a maneira que os alunos percebem as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e
pelo professor de Geografia. Para tal, a pesquisa foi realizada utilizando o método
qualiquantitativo, através de questionários que foram aplicados a população total de alunos do
terceiro ano do ensino médio, nos três turnos de funcionamento do estabelecimento
educacional. Como resultados, constatou-se que para a maioria dos alunos, o ensino dos
mapas está diretamente ligado a Geografia, assim como a globalização. A falta de aulas
práticas e o uso exclusivo do livro didático foram apontados como causa para a dificuldade na
aprendizagem e, por fim, a atuação do professor , em relação às praticas pedagógicas foi
considerada satisfatória pela maioria dos alunos, em contraponto a atuação da escola, nesta
mesma questão, não foi bem avaliada pelos alunos.
Descrição:
MONTENEGRO, J. G. da S. A geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande - PB: algumas contribuições metodológicas para o ensino da geografia. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.