UEPB - Repositório Digital

A importância do planejamento escolar e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Genaura Soares de Lima
dc.date.accessioned 2016-11-11T12:00:12Z
dc.date.available 2016-11-11T12:00:12Z
dc.date.issued 2016-10-20
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11775
dc.description NASCIMENTO, G. S. de L. A importância do planejamento escolar e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Geografia. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho analisa um dos aspectos da prática docente que, além de importante, é norteador para a vida do docente, que é o planejamento de atividades, cujo objetivo principal é pesquisar conceitos que envolvem o planejamento escolar das aulas de Geografia e apresentar algumas metodologias que se fazem necessárias para flexibilizar a execução do plano de aula. A preocupação em apresentar a necessidade de planejar, bem como a sua importância, surge a partir de experiências vivenciadas e das dificuldades que algumas vezes o docente encontra em alcançar os objetivos, e também impedem a compreensão dos alunos, por falta de uma metodologia que consiga chamar sua atenção. Desta forma, foi abordado nesse Trabalho questões tais como o porquê de planejar e mudar de metodologia e a importância de planejar as aulas de Geografia, visto que esse é o ponto primordial desse Trabalho, além de serem apresentadas as metodologias utilizadas nas aulas de Geografia e sugestões de recursos didáticos para professores de Geografia. Tratamos dessa maneira o planejamento como algo construtivo, que levará o professor a organizar os conteúdos, determinando quais os objetivos que pretende alcançar, bem como colocar as metodologias como uma ferramenta que auxilia o professor a encontrar meios de executar seu plano para melhorar a aprendizagem dos alunos. Trata-se de um Trabalho, realizado numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas, enquanto graduanda do curso de Geografia da UEPB, no Instituto Ana Nery e no Colégio Geração 2000, Campina Grande – PB, no período do ano letivo de dois mil e dezesseis, onde foram aplicados questionários com doze questões para os discentes das duas Instituições de Ensino citadas acima, para que fosse analisado como os alunos receberam as aulas planejadas com metodologias diferentes. O método utilizado para análise dos questionários foi predominantemente o método fenomenológico. Além dos questionários, também houve a confecção de maquetes pelos alunos com o tema Jogos Olímpicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana d'Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title A importância do planejamento escolar e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta