Resumo:
Este Trabalho analisa um dos aspectos da prática docente que, além de importante, é
norteador para a vida do docente, que é o planejamento de atividades, cujo objetivo principal
é pesquisar conceitos que envolvem o planejamento escolar das aulas de Geografia e
apresentar algumas metodologias que se fazem necessárias para flexibilizar a execução do
plano de aula. A preocupação em apresentar a necessidade de planejar, bem como a sua
importância, surge a partir de experiências vivenciadas e das dificuldades que algumas vezes
o docente encontra em alcançar os objetivos, e também impedem a compreensão dos alunos,
por falta de uma metodologia que consiga chamar sua atenção. Desta forma, foi abordado
nesse Trabalho questões tais como o porquê de planejar e mudar de metodologia e a
importância de planejar as aulas de Geografia, visto que esse é o ponto primordial desse
Trabalho, além de serem apresentadas as metodologias utilizadas nas aulas de Geografia e
sugestões de recursos didáticos para professores de Geografia. Tratamos dessa maneira o
planejamento como algo construtivo, que levará o professor a organizar os conteúdos,
determinando quais os objetivos que pretende alcançar, bem como colocar as metodologias
como uma ferramenta que auxilia o professor a encontrar meios de executar seu plano para
melhorar a aprendizagem dos alunos. Trata-se de um Trabalho, realizado numa perspectiva
qualitativa, através das intervenções pedagógicas, enquanto graduanda do curso de Geografia
da UEPB, no Instituto Ana Nery e no Colégio Geração 2000, Campina Grande – PB, no
período do ano letivo de dois mil e dezesseis, onde foram aplicados questionários com doze
questões para os discentes das duas Instituições de Ensino citadas acima, para que fosse
analisado como os alunos receberam as aulas planejadas com metodologias diferentes. O
método utilizado para análise dos questionários foi predominantemente o método
fenomenológico. Além dos questionários, também houve a confecção de maquetes pelos
alunos com o tema Jogos Olímpicos.
Descrição:
NASCIMENTO, G. S. de L. A importância do planejamento escolar e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Geografia. 2016. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.