Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar como se dá o trato do conteúdo ginástica nas diferentes abordagens de ensino da Educação Física. Tomou-se como referência àquelas abordagens direcionadas a partir do Referencial Curricular de Educação Física do Estado da Paraíba - RCEF-PB (2010), por entender que é um documento oficial e, que, portanto, confere os elementos necessários a fundamentação do estudo. Para isso, foi realizada uma revisã o bibliográfica de abordagem qualitativa das principais obras dos autores referencia de cada abordagem de ensino da Educação Física, a saber: 1) Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista (Go Tani); 2) Educação de corpo inteiro (João Batista Freire); 3) Transformação didático pedagógica do esporte (Elenor Kunz); 4) Educação pelo movimento (Le Boulch); 5) Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores). Identificou-se que nas abordagens Crítico-Emancipatória, Psicomotricidade, Desenvolvimentista e Construtivista-Interacionista percebe-se a ginástica como um elemento importante, porém seu conteúdo se apresenta de forma sistematizada nestas abordagens, já na abordagem Critico-Superadora a ginástica é vista como um conteúdo sistematizado. Observou-se com o estudo que algumas abordagens de ensino tratam a ginástica como um importante elemento para o processo educativo na educação básica. Nesse sentido, reiteramos a necessidade da continuidade deste estudo, visando análise das demais abordagens de ensino da Educação Física escolar.
Descrição:
FREIRE, C. S. A ginástica e as diferentes abordagens de ensino da Educação Física. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.