Resumo:
O ensino descontextualizado ainda “persiste” em caracterizar as aulas de Geografia,
dificultando o interesse dos alunos nos conteúdos a serem ensinados, pode-se mudar o cenário
através das metodologias utilizadas em sala de aula: o lúdico é uma das alternativas. O
presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3º ano “E” do Ensino Médio
Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB,
por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPEs/UEPB-
subprojeto de Geografia. O seu principal objetivo consistiu em mostrar possibilidades de
trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, através das categorias
geográficas lugar e paisagem, que estão diretamente ligadas à vivência do aluno,
desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com método
fenomenológico, fazendo a utilização de metodologias inovadoras que incentivam a
criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato
seja ele em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados
obtidos de que se pode fazer uso dos recursos (câmeras fotográficas, celulares) já disponíveis
pelos próprios alunos, atribuindo aos recursos didáticos que podem e devem ser explorados
pelos professores, contribuindo para que as aulas sejam mais interativas e que as atividades
propostas não tornem um fardo para o dia-a-dia dos discentes. Educadores têm de se adaptar
às novas gerações, cujos indivíduos já nasceram familiarizados, onde tudo é iterativo e
prático.
Descrição:
ARAÚJO, P. M de. Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.