UEPB - Repositório Digital

Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Poliana Mariano de
dc.date.accessioned 2016-11-21T11:45:23Z
dc.date.available 2016-11-21T11:45:23Z
dc.date.issued 2016-04-16
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11826
dc.description ARAÚJO, P. M de. Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O ensino descontextualizado ainda “persiste” em caracterizar as aulas de Geografia, dificultando o interesse dos alunos nos conteúdos a serem ensinados, pode-se mudar o cenário através das metodologias utilizadas em sala de aula: o lúdico é uma das alternativas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3º ano “E” do Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, na cidade de Campina Grande-PB, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/CAPEs/UEPB- subprojeto de Geografia. O seu principal objetivo consistiu em mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, através das categorias geográficas lugar e paisagem, que estão diretamente ligadas à vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com método fenomenológico, fazendo a utilização de metodologias inovadoras que incentivam a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato seja ele em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos de que se pode fazer uso dos recursos (câmeras fotográficas, celulares) já disponíveis pelos próprios alunos, atribuindo aos recursos didáticos que podem e devem ser explorados pelos professores, contribuindo para que as aulas sejam mais interativas e que as atividades propostas não tornem um fardo para o dia-a-dia dos discentes. Educadores têm de se adaptar às novas gerações, cujos indivíduos já nasceram familiarizados, onde tudo é iterativo e prático. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Josandra Araújo Barreto de Melo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Categorias de análise pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.title Categorias de análise e atividades lúdicas no ensino de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta