Resumo:
Ao evidenciar o viés estudos pós-estruturalistas objetivamos a apresentação do negro perante a historiografia do currículo, visando uma desconstrução do que viria a ser o ―negro‖ diante o currículo tradicional. Utilizamos principalmente as questões relacionadas à desconstrução, hermenêutica do ser e subjetividades, ao ampliar a perspectiva de currículo dirigida para o aluno, procurando evidenciar assim, a construção do ―currículo tradicional‖ voltada ao tecnicismo contrapondo-o com a realidade em sala de aula e com a força coercitiva exercida pelo sistema capitalista e seus afluentes. Por último questionamos a forma de trabalho que está sendo utilizado para redirecionar o foco afrodescendente de seu ―status‖ anterior para uma pseudocentralidade mediante os estudos do currículo, para isso analisaremos de forma breve as leis 10639/03 e 11645/08.
Descrição:
SOARES, J. S. Desconstruindo o currículo tradicional: uma visão pós-estruturalista sobre o negro. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.