dc.contributor.author |
Soares, Joacir Santos |
|
dc.date.accessioned |
2016-11-21T11:47:04Z |
|
dc.date.available |
2016-11-21T11:47:04Z |
|
dc.date.issued |
2015-06-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD: 372.19 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11830 |
|
dc.description |
SOARES, J. S. Desconstruindo o currículo tradicional: uma visão pós-estruturalista sobre o negro. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao evidenciar o viés estudos pós-estruturalistas objetivamos a apresentação do negro perante a historiografia do currículo, visando uma desconstrução do que viria a ser o ―negro‖ diante o currículo tradicional. Utilizamos principalmente as questões relacionadas à desconstrução, hermenêutica do ser e subjetividades, ao ampliar a perspectiva de currículo dirigida para o aluno, procurando evidenciar assim, a construção do ―currículo tradicional‖ voltada ao tecnicismo contrapondo-o com a realidade em sala de aula e com a força coercitiva exercida pelo sistema capitalista e seus afluentes. Por último questionamos a forma de trabalho que está sendo utilizado para redirecionar o foco afrodescendente de seu ―status‖ anterior para uma pseudocentralidade mediante os estudos do currículo, para isso analisaremos de forma breve as leis 10639/03 e 11645/08. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Cleófas Lima Alves de Freitas Júnior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Negro |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-estruturalismo |
pt_BR |
dc.title |
Desconstruindo o currículo tradicional: uma visão pós-estruturalista sobre o negro |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |