Resumo:
O presente trabalho consiste em um estudo do tema da “conversão” como base conceitual para o
projeto educacional no pensamento de Santo Agostinho. O bispo hiponense irá forjar tal projeto a
partir da interseção entre o horizonte cultural grego (paidéia grega) e os princípios da fé cristã, que
servirá para uma reapropriação do conhecimento e da cultura grega sob à luz do amor. O povo grego
legou ao Ocidente um modelo educacional que refletia seu desenvolvimento civilizatório fortalecendo
os vínculos comunitários à luz das leis da physis. Por seu turno, o doutor africano, em meio ao ocaso
do Império Romano com a crise dos seus valores culturais e o estabelecimento de uma nova ordem
social, lançou as bases pedagógicas para a construção de uma paidéiacristã. Sob a originalidade das
doutrinas cristãs, a nova proposta pedagógica de Agostinho tem no amor seu principio hierárquico,
que preservando o conhecimento clássico o põe a serviço da compreensão da Escritura a fim de
libertar o homem do reino da concupiscência para o reino da caridade. Para o filho de Mônica, tal
libertação só é exequível mediante a “conversão”, onde a razão humana é educada a voltar-se para à
luz da Verdade, fonte de todo conhecimento verdadeiro e fiadora da vida bem-aventurada. A
metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica de certas obras do doctorgratiae
como A Doutrina Cristã, A verdadeira Religião e Solilóquios, bem como de obras secundárias de
pesquisadores especialistas no pensamento agostiniano.
Descrição:
SOUZA, J. M. O. A "conversão" como base do processo educacional em Santo Agostinho. 2016. 41f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.