Resumo:
A ética é um conjunto de preceitos que rege a ordem valorativa e moral dos profissionais de todas as áreas. Na contabilidade, ela descreve, disciplina e orienta o contador sobre como ele deve agir de maneira correta dentro da profissão. O presente trabalho identifica a contribuição da disciplina Ética Geral e Profissional na formação do estudante de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba e questiona se os alunos estão aplicando os conhecimentos adquiridos no componente curricular. A pesquisa, de cunho exploratório e descritivo utilizou métodos mistos na geração e análise dos dados. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário dirigido com os alunos das séries finais do curso, totalizando uma amostra de 45 alunos, obtendo sua confiabilidade através do Alfa de Cronbach. Após a análise dos questionários, constatou-se que 54% dos alunos afirmam que nem concordam e nem discordam em relação ao aprendizado da disciplina ética, expondo um importante dado sobre a pesquisa, fazendo-nos refletir a respeito de como um conteúdo tão essencial para a formação de qualquer profissional não está sendo enxergado com grau de relevância.Isso mostra que há um desinteresse parcial por parte dos alunos acerca da ética e sua aplicabilidade no mercado de trabalho, pois os mesmos não enxergam como algo proveitoso, diante das adversidades encontradas no cotidiano da profissão.
Descrição:
MEDEIROS, H. H. T. Y. A contribuição da disciplina Ética Geral e Profissional na formação do estudante de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus I. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]