UEPB - Repositório Digital

Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Graças, Simone Santos das
dc.date.accessioned 2016-12-01T12:10:01Z
dc.date.available 2016-12-01T12:10:01Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11886
dc.description GRAÇAS, S. S. das. Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A literatura contribui para a necessidade de se pensar em livros infantis para as crianças, que depois da Revolução Industrial passaram a representar papel importante na sociedade. Ela é um dos instrumentos de emancipação para a criança, traz conhecimento do mundo, amplia a visão sobre a vida e oferece múltiplas experiências. Um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças, e também ao público adulto, foi e continua sendo o fantástico. Assim, este estudo objetiva discutir as contribuições da literatura infantil para a prática educativa na formação leitora, evidenciar qual papel ocupa na escola e na formação dos leitores; identificar o professor como mediador no processo de formação dos pequenos leitores; e descrever a importância de ouvir a ler histórias desde a infância. Devido o recorte estabelecido no corpus estudado, a pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores como: COUTINHO (2003), LAJOLO e ZILBERMAN (2007), SILVA (2006), BETTELHEIM (2002), COELHO (2000), ABRAMOVICH (1997) entre outros. A partir do que é aqui apresentado, chega-se a conclusão de que mesmo sendo vista como algo simples, ou utilizada para fins pedagógicos, o objetivo primordial para se trabalhar com esse tipo de literatura deve ser sem dúvida, o apuro da percepção do prazer estético que a literatura, independentemente de qualquer determinação qualificativa, pode oferecer. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.title Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta