Resumo:
A literatura contribui para a necessidade de se pensar em livros infantis para as crianças,
que depois da Revolução Industrial passaram a representar papel importante na
sociedade. Ela é um dos instrumentos de emancipação para a criança, traz conhecimento
do mundo, amplia a visão sobre a vida e oferece múltiplas experiências. Um dos
elementos mais importantes na literatura destinada às crianças, e também ao público
adulto, foi e continua sendo o fantástico. Assim, este estudo objetiva discutir as
contribuições da literatura infantil para a prática educativa na formação leitora,
evidenciar qual papel ocupa na escola e na formação dos leitores; identificar o professor
como mediador no processo de formação dos pequenos leitores; e descrever a
importância de ouvir a ler histórias desde a infância. Devido o recorte estabelecido no
corpus estudado, a pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores como:
COUTINHO (2003), LAJOLO e ZILBERMAN (2007), SILVA (2006), BETTELHEIM
(2002), COELHO (2000), ABRAMOVICH (1997) entre outros. A partir do que é aqui
apresentado, chega-se a conclusão de que mesmo sendo vista como algo simples, ou
utilizada para fins pedagógicos, o objetivo primordial para se trabalhar com esse tipo de
literatura deve ser sem dúvida, o apuro da percepção do prazer estético que a literatura,
independentemente de qualquer determinação qualificativa, pode oferecer.
Descrição:
GRAÇAS, S. S. das. Literatura infantil: contribuições para a prática educativa na formação leitora. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.