UEPB - Repositório Digital

Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lino, Ivanlúcio Lira
dc.date.accessioned 2016-12-01T12:10:36Z
dc.date.available 2016-12-01T12:10:36Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11888
dc.description LINO, I. L. Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Com o crescimento da informatização da sociedade atual, faz-se necessário promover a inclusão digital dos cidadãos ao ciberespaço. A escola se apresenta como um ambiente capaz de fazer imergir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso para a interação dos alunos e potencializador do processo de ensinoaprendizagem. Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo federal. O presente artigo discute a questão de como a educação escolar pode contribuir para a inclusão digital dos cidadãos? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa de caráter exploratório, constituindo-se de uma elaboração teórica que busca compreender os conceitos de exclusão e inclusão digital e sua relação com a educação escolar. Para consecução deste objetivo buscamos definir os termos exclusão e inclusão digital; refletir sobre as possíveis causas da exclusão digital; identificar os programas oficiais voltados para a inclusão digital e analisar a influência que a educação escolar nos processos de exclusão e inclusão digital. Para o embasamento teórico recorremos aos seguintes autores como: Vitor (1998), Manuel (1999), Castells (1999), Levy (1999), Marcos (2008), Alves (2009), dentre outros que fazem a inter-relação da tecnologia com aprendizagem. A partir das leituras, concluímos que a exclusão digital ainda se faz presente na vida de muitos cidadãos, deixando os indivíduos a margem da aquisição dos bens culturais e sociais e que a educação escolar constitui processo fundamental para a inclusão digital. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão Digital pt_BR
dc.subject Exclusão Digital pt_BR
dc.subject Educação Escolar pt_BR
dc.title Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta