Resumo:
Com o crescimento da informatização da sociedade atual, faz-se necessário promover
a inclusão digital dos cidadãos ao ciberespaço. A escola se apresenta como um
ambiente capaz de fazer imergir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
como recurso para a interação dos alunos e potencializador do processo de ensinoaprendizagem.
Ao se utilizar diferentes mídias, que colaboram para a apropriação de
um ambiente de comunicação, o computador e seus inúmeros recursos destacam-se
como ferramenta de acesso apoiado por diferentes programas sociais do governo
federal. O presente artigo discute a questão de como a educação escolar pode
contribuir para a inclusão digital dos cidadãos? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa
de caráter exploratório, constituindo-se de uma elaboração teórica que busca
compreender os conceitos de exclusão e inclusão digital e sua relação com a
educação escolar. Para consecução deste objetivo buscamos definir os termos
exclusão e inclusão digital; refletir sobre as possíveis causas da exclusão digital;
identificar os programas oficiais voltados para a inclusão digital e analisar a influência
que a educação escolar nos processos de exclusão e inclusão digital. Para o
embasamento teórico recorremos aos seguintes autores como: Vitor (1998), Manuel
(1999), Castells (1999), Levy (1999), Marcos (2008), Alves (2009), dentre outros que
fazem a inter-relação da tecnologia com aprendizagem. A partir das leituras,
concluímos que a exclusão digital ainda se faz presente na vida de muitos cidadãos,
deixando os indivíduos a margem da aquisição dos bens culturais e sociais e que a
educação escolar constitui processo fundamental para a inclusão digital.
Descrição:
LINO, I. L. Educação escolar e suas interfaces com a inclusão e exclusão digital. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.