Resumo:
A aprendizagem da leitura e da escrita é de fundamental importância para a vida de
qualquer indivíduo. No entanto, as instituições oficiais voltadas para a avaliação do ensino:
PISA, Prova Brasil, IDEB, EMEM, demonstram que a maioria dos alunos apresenta
dificuldades de leitura e produção de texto. Esse quadro está presente no ensino
fundamental e médio e para tanto, acreditamos que mais ainda na Educação de Jovens e
Adultos, modalidade de ensino voltada para aqueles que desistiram do ensino regular, em
virtude de dificuldades de aprendizagem. Como se tratam de modalidades diferenciadas
surgiu a seguinte questão: de que forma se realiza as práticas de leitura e escrita na EJA,
nas escolas públicas. Diante disso, objetivamos trazer algumas reflexões sobre o ensino de
leitura e produção de texto na EJA a partir das observações do Estágio Supervisionado de
Letras. Para isso, optamos por uma pesquisa bibliográfica, com o suporte da observação
não participante e uma entrevista com uma das docentes da escola. Como apoio teórico, os
estudos de Cunha (1999), Tomazi (1997), Stela (2002), Freire (2006) entre outros. Os
resultados apontaram para algumas dificuldades metodológicas, associadas a questões
estruturais, mas o desempenho da docente consegue minimizar tais problemas a partir de
seu envolvimento com o trabalho na EJA.
Descrição:
OLIVEIRA, D. do N. S. Práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.