dc.contributor.author |
Eduardo, Geferson |
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dc.date.accessioned |
2016-12-06T18:43:58Z |
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dc.date.available |
2016-12-06T18:43:58Z |
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dc.date.issued |
2016-10-31 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.86 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11943 |
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dc.description |
EDUARDO, G. O corpo na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo de caráter qualitativo configurou-se como uma pesquisa documental, do tipo análise de conteúdo. Teve o objetivo de analisar as concepções de corpo identificadas na Base Nacional Comum Curricular, destacando as áreas e níveis de ensino que fazem referência a ele, bem como, ao seu trato pedagógico. O corpus documental constituiu-se no Documento da Base Nacional Comum Curricular, em sua segunda versão. Os dados obtidos mostram-nos que a discussão sobre o corpo concentra-se nas áreas de Educação Física e principalmente Artes, onde há uma maior recorrência do termo. Quanto aos níveis de ensino, o corpo é identificado em todas as etapas da Educação Básica, a partir de apontamentos esporádicos para o seu trato pedagógico, que não revelam uma continuidade dentro do processo formativo esperado. Ora enquadrado em sua condição anatomo-fisiologica, ora ressaltado em sua capacidade expressiva, as abordagens do corpo na Base Nacional Comum Curricular são múltiplas, seguindo um modelo disciplinar que não ajuda a compreensão de totalidade do mesmo, expresso na sua concepção biocultural. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eduardo Ribeiro Dantas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação Física Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo - Concepções |
pt_BR |
dc.title |
O corpo na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |