UEPB - Repositório Digital

Evasão escolar nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Discutindo a problemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Joacil Silva
dc.date.accessioned 2016-12-06T18:44:58Z
dc.date.available 2016-12-06T18:44:58Z
dc.date.issued 2016-10-28
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11947
dc.description MARQUES, J. S. Evasão escolar nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Discutindo a problemática. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A evasão escolar nas aulas de Educação Física no ensino médio tem se tornado tema de inúmeras discussões e estudos, tendo em vista a complexidade do problema apresentado. Um fenômeno cada vez mais presente na vida de alunos e professores com consequências irreversíveis para o aluno. Assim, este estudo tem como ponto de partida em seu objetivo central identificar e analisar os principais motivos para a evasão escolar das aulas de Educação Física no Ensino Médio e de forma específica, o presente estudo apresenta os seguintes objetivos: identificar os autores mais citados nos artigos sobre o tema; verificar os objetivos e metodologias mais utilizados nos artigos pesquisados sobre a evasão escolar no Ensino Médio. Buscou-se por esse tema uma revisão sistemática através de uma pesquisa documental por intermédio de dados publicados nos últimos três anos (2013-2015) na Língua Portuguesa, Foram pesquisados artigos científicos referentes às palavras chave: Evasão escolar, Ensino médio e Educação Física no banco de dados Google Acadêmico encontrando um total de 24 artigos. A pesquisa e análise dos dados se deram por natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos de modo geral apontam que depois de analisados e verificados os motivos para a evasão escolar no Ensino médio nas aulas de Educação Física que as causas dessas desistências durante o período escolar se dão por conta de um conjunto de fatores como: estrutura familiar, estrutura escolar, professores incapacitados de motivar o aluno, o próprio aluno, a escola e a sociedade em si. Já nos resultados de forma específica, identificou-se, através dos dados coletados de cada artigo que os principais autores, os quais foram mais citados estão, (Darido 2004), (Almeida, 2007) e (Brasil, 1998). As metodologias mais utilizadas demonstraram os mais diversos tipos de estudos, destacando-se pesquisas documentais, pesquisas bibliográficas, estudos de caso. Neste contexto acredita-se que o principal prejudicado com a evasão escolar é o meio social devido ao prejuízo causado a sociedade e enfim concluímos de modo geral que a evasão escolar está associada a diversos problemas recorrentes e não a um fator isolado por isso reitera-se a complexidade do tema abordado e que ao longo do tempo é possível perceber que a falta de conhecimento e qualificação proporcionará a esses alunos que se evadem da sala de aula os muitos problemas sociais que remetem o homem para a marginalização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Evasão escolar nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Discutindo a problemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta