UEPB - Repositório Digital

Um estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tenório, Rodrigo Cavalcante
dc.date.accessioned 2016-12-06T18:52:45Z
dc.date.available 2016-12-06T18:52:45Z
dc.date.issued 2016-10-26
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11969
dc.description TENÓRIO, R. C. Um estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A Geometria é um dos ramos mais antigos da Matemática, e que está estritamente ligada ao dia a dia. Para qualquer lado que se olhe, pode-se deparar com figuras ou objetos, com isso, geometrizá-las e daí, analisar, estudar, criar padrões, formular conceitos. Os PCN defendem o seu estudo, justificando que o conhecimento geométrico, amplia a visão de mundo, podendo assim, compreender o que está ao redor. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é: Refletir criticamente como o conteúdo de Geometria está sendo abordado nos Livros Didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental, com base nas concepções de Ole Skovsmose a respeito da Educação Matemática Crítica. Para tanto, foi feita uma abordagem histórica sobre a Geometria. A Educação Matemática Crítica é apresentada com suas ideias apontadas por Skovsmose. É feita algumas considerações sobre o Livro Didático, descrevendo as obras escolhidas para esse estudo, e por fim, a análise crítica do conteúdo de Geometria, presente nos livros descritos. Como resultado percebe-se uma mudança na distribuição dos assuntos de geometria nos livros, e que os mesmos apresentam algumas atividades e momentos que levam o aluno ao diálogo, a investigar e levantar questionamentos, mas que mesmo assim, os livros tem muito que melhorar quanto a propor situações relevantes aos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Um estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta