UEPB - Repositório Digital

O ensino através da Pedagogia de Projetos: A Matemática Financeira por trás da conta de energia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Danielle Ferreira de Lima
dc.date.accessioned 2016-12-06T18:53:03Z
dc.date.available 2016-12-06T18:53:03Z
dc.date.issued 2016-10-26
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11971
dc.description SANTOS, D. F. de L. O ensino através da Pedagogia de Projetos: A Matemática Financeira por trás da conta de energia. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, os alunos veem a matemática como uma disciplina desinteressante e sem significados. Isso nos faz refletir sobre os métodos facilitadores da aprendizagem, como eles poderiam contribuir de forma significativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, parece relevante estudarmos novas metodologias que facilitem a compreensão da matemática, mas, que não privilegie apenas a transmissão do conhecimento e sim, verificarmos os benefícios que essas novas metodologias podem oferecer para o processo cognitivo e significativo do aluno. Nessa perspectiva o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo verificar as contribuições que o trabalho com projetos, utilizando o Planeta Luz, poderá trazer para o ensino e aprendizagem da Matemática . Utilizamos o tema transversal trabalho e consumo para abordar o conteúdo de Matemática Financeira para o Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Pública Estadual, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tal, tratamos teoricamente de refletir sobre o ensino de Matemática sobre os seguintes aspectos: movimentos que influenciam o seu ensino, temas transversais, Pedagogia de Projetos e contextualização. Quanto à parte prática, os resultados mostraram que durante o desenvolvimento da metodologia proposta, os alunos se envolveram em uma experiência em que o processo de construção do conhecimento esteve ligado as práticas vividas. Possibilitando aos alunos perceber a Matemática no seu contexto social, por meio do tema proposto. Percebemos o envolvimento dos alunos durante a aplicação do projeto, apresentaram autonomia, interesse e satisfação pela aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Pedagogia de Projetos pt_BR
dc.title O ensino através da Pedagogia de Projetos: A Matemática Financeira por trás da conta de energia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta