Resumo:
Diante do processo de ensino e aprendizagem, o qual vem a cada dia apresentando mais dificuldades de ser desenvolvido e diante disso vem o surgimento dos jogos matemáticos para facilitar o entendimento e para atrair a atenção dos alunos nas aulas de matemática. Os jogos matemáticos vêm proporcionar além do prazer pelo lúdico, um ótimo desempenho nas aulas de matemática, facilitando assim tanto o lado do professor que muitas vezes tem sofrido com a dificuldade de ensinar, quando do lado do aluno que apresenta a enorme dificuldade de entender os assuntos e com a utilização dos jogos em sala de aula, esses alunos tem demostrado prazer e um melhor desempenho nesse processo que envolve o material lúdico nas aulas de matemática. O objetivo deste estudo é analisar o desempenho dos alunos com a utilização dos jogos matemáticos, para isso utilizamos o dominó matemático envolvendo as quatro operações fundamentais. Concluímos que os alunos tiveram um bom desempenho com as quatro operações, mesmo diante das dificuldades. É possível concluir que o resultado foi satisfatório com a utilização do dominó matemático.
Descrição:
ARAÚJO, W. X. de. Utilização dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.