Resumo:
O referido trabalho tem como tema o processo de ensino-aprendizagem da Geometria, cujo objetivo é o de relatar uma experiência de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável, tendo como suporte a Modelagem Matemática. A partir da qual apresentamos a importância da Geometria para o ensino de Matemática, como também na influência no desenvolvimento espacial e do raciocínio dos alunos, de uma maneira interativa e dinâmica. Para tal discorremos um pouco sobre a história dessa área de ensino, ressaltamos o seu decaimento durante o Movimento da Matemática Moderna e o resgate da sua importância pelo Movimento da Educação Matemática. Na referida atividade, aplicada na sala de aula, verificamos o uso de objetos do mundo físico, como um meio para facilitar a aprendizagem do ensino de Geometria, na construção de sólidos geométricos, o que pode proporcionar a formação de cidadãos ativos e participativos de uma sociedade, como também promover a implementação de novas metodologias de ensino. Adotamos como metodologia de trabalho a pesquisa participante, na qual professor e alunos são sujeitos ativos no processo de pesquisa. Além do mais, utilizamos a metodologia da resolução de problemas como tônica principal para o ensino dos conteúdos selecionados, quais sejam: área de algumas figuras planas e volumes de alguns sólidos. Os resultados obtidos foram promissores, haja vista termos conseguido mediar a realização de um trabalho baseado na construção de conceitos matemáticos a partir da manipulação de sólidos vinculados ao cotidiano dos alunos para alunos acostumados com o ensino tradicional de Matemática. Houve, assim, uma participação satisfatória da turma.
Descrição:
TORRES, C. S. O Ensino de Geometria: Um relato de construção de conceitos geométricos com o uso de material manipulável. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.