Resumo:
O presente estudo procurou investigar como está sendo realizado o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência no município de Mulungu-PB. Para tanto, foram pesquisados alguns aspectos, tais como: a formação e a metodologia de ensino dos professores, as formas de avaliação, as adaptações curriculares e físicas das escolas, a relação professor-aluno e a relação-família escola. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observações e entrevistas com os três professores da rede municipal de ensino, consultas a documentos da Secretaria de Educação e do Centro de Reabilitação da cidade. Foram ainda pesquisados estudos de autores como: Mazzotta (2005), Voivodic (2004), Stainback & Stainback (1999); documentos legais diversos, entre outros, para a fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados mostram que a inclusão ainda está incipiente no Município de Mulungu-PB.
Descrição:
ARAÚJO, P. C. de. Perspectiva de inclusão no município de Mulungu: da historicidade a concepções práticas. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.