Resumo:
Este trabalho teve por objetivo analisar o uso da calculadora no processo ensino aprendizagem como meio colaborador e refletir as atividades realizadas pelos discentes com a ajuda do professor na turma do 7º Ano. O uso deste recurso como material didático, gera diferentes opiniões entre a classe de professores da referida disciplina. O trabalho foi realizado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, localizado na cidade de Areia. Neste trabalho, além da observação e analise dos alunos, de uma turma do 7º Ano do ensino Fundamental, foi realizada atividades com o uso da calculadora em sala de aula como também entrevistas com funcionários da escola. No desenvolvimento do trabalho, realizou-se um breve histórico sobre a calculadora, suas potencialidades e limitações sobre o seu uso nas aulas de matemática. Nesse sentido faz necessário refletir sobre como usa-la para auxiliar os alunos a aprenderem mais matematicamente e mudarem seu pensar sobre a matemática. O objetivo é trazê-la para o ambiente escolar, envolvendo o dia-a-dia do aluno no seu processo de aprendizagem. Pois como se constatou a utilização da calculadora no momento certo e com objetivos bem definidos, pode então tornar-se um fundamental recurso didático.
Descrição:
QUERINO, M. S. dos S. G. Uso da calculadora no ensino e aprendizagem matemática em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.