Resumo:
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a utilização da informática na Educação, pensando no computador como uma ferramenta educativa. Para tanto, realizamos um estudo de caso em quatro escolas públicas, localizadas no município de Bananeiras-PB, que possuem sala de informática. Neste sentido, pesquisamos as políticas públicas no Brasil voltadas para a informática na Educação, buscando embasamento teórico em Almeida (1998) e Kenski (2003), entre outros, quando discutem o uso pedagógico do computador, bem como a formação de professores enquanto importante fator para garantir este uso. Através dessa pesquisa, concluímos que o computador pode contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem nas escolas, no entanto, ainda há muito que se fazer para dirimir os abismos existentes entre a efetivação da teoria e das políticas na prática pedagógica, enfatizando a necessidade de formação adequada para os professores bem como a ativação das salas de informática nas escolas onde não estão funcionando.
Descrição:
NASCIMENTO, L. G. do. Escola.com: desafios e possibilidades da informática educativa em Bananeiras – PB. 2010. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.