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O ensino de Química desenvolvido com alunos surdos em uma escola especializada do município de Campina Grande – PB

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dc.contributor.author Silva, Amanda Nunes Simão da
dc.date.accessioned 2016-12-06T19:08:02Z
dc.date.available 2016-12-06T19:08:02Z
dc.date.issued 2016-09-16
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12032
dc.description SILVA, A. N. S. da. O ensino de Química desenvolvido com alunos surdos em uma escola especializada do município de Campina Grande – PB. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A educação especial vem sendo marcada no Brasil pelo atendimento a pessoas com deficiência, tendo como iniciativa o acesso destas pessoas as instituições escolares especializadas. No âmbito das políticas públicas educacionais, percebe-se nos últimos anos, um aumento quantitativo no acesso de crianças e jovens com deficiência na escola, atribuindo a esta, grande parte da responsabilidade na tarefa de desenvolver uma educação inclusiva que atenda a todos. As pesquisas revelam que este ensino não tem proporcionado aos estudantes um atendimento adequado com condições de permanência no espaço escolar. No que se refere ao Ensino de Química para pessoas surdas, os sujeitos enfrentam dificuldades de aprendizagem, tendo relação com o processo de aquisição da leitura e da escrita do português, onde os sujeitos não adquirem a linguagem oral de forma espontânea, tendo desempenho na escrita e na interpretação da língua portuguesa extremamente precária. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo diagnosticar como está sendo trabalhado o ensino de Química com alunos surdos em uma escola especializada do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo foram 45 alunos do Ensino Médio. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários abertos. Os dados foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os alunos apresentam dificuldades para aprender Química, revelando não gostar da disciplina, como também não conseguem aprender os conteúdos com o professor de Química e nem com o intérprete de libras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.title O ensino de Química desenvolvido com alunos surdos em uma escola especializada do município de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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