Resumo:
O presente trabalho intitulado: As relações de poder que perpassam o
ambiente escolar e suas influências na prática docente, estrutura - se a partir de um
referencial teórico, destaca a relação intrínseca que há entre a manutenção do
capitalismo e a qualidade do ensino nas escolas públicas. A manutenção do poder
vigente atende aos interesses da classe dominante, aquela com maior prestígio
social e econômico, e esta perpetuação só é possível através de mecanismos de
controle como a disseminação de ideologias e, por conseguinte, a alienação dos
indivíduos. A presente pesquisa de caráter teórico-bibliográfica se propôs a estudar
a participação do ambiente escolar nessa cadeia de exclusão e injustiças, pois cabe
a esta a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, e cada vez que
essa função é relegada a um segundo plano, através de um ensino
descontextualizado ou desprovido de significado para o educando, contribui-se para
a alienação educacional e social. È importante salientar que o educador sofre os
impactos oriundos dessa dominação, quer seja através da ausência de políticas
públicas que o valorizem enquanto profissional ou por veiculação de ideologias que
o desmotiva e oprime. Como aportes teóricos foram utilizadas concepções de
autores como Freire (2005), Silva (2008), Foucault (2006), entre outros, que fazem
da alienação escolar e desvalorização do ensino um instrumento a serviço do poder
dominante.
Descrição:
ALEXANDRE, Giovana Matildes da Silva. As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]