dc.contributor.author |
Alexandre, Giovana Matildes da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-09T15:51:45Z |
|
dc.date.available |
2016-12-09T15:51:45Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12049 |
|
dc.description |
ALEXANDRE, Giovana Matildes da Silva. As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho intitulado: As relações de poder que perpassam o
ambiente escolar e suas influências na prática docente, estrutura - se a partir de um
referencial teórico, destaca a relação intrínseca que há entre a manutenção do
capitalismo e a qualidade do ensino nas escolas públicas. A manutenção do poder
vigente atende aos interesses da classe dominante, aquela com maior prestígio
social e econômico, e esta perpetuação só é possível através de mecanismos de
controle como a disseminação de ideologias e, por conseguinte, a alienação dos
indivíduos. A presente pesquisa de caráter teórico-bibliográfica se propôs a estudar
a participação do ambiente escolar nessa cadeia de exclusão e injustiças, pois cabe
a esta a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, e cada vez que
essa função é relegada a um segundo plano, através de um ensino
descontextualizado ou desprovido de significado para o educando, contribui-se para
a alienação educacional e social. È importante salientar que o educador sofre os
impactos oriundos dessa dominação, quer seja através da ausência de políticas
públicas que o valorizem enquanto profissional ou por veiculação de ideologias que
o desmotiva e oprime. Como aportes teóricos foram utilizadas concepções de
autores como Freire (2005), Silva (2008), Foucault (2006), entre outros, que fazem
da alienação escolar e desvalorização do ensino um instrumento a serviço do poder
dominante. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Djane de Fátima Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Relações de poder |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologias |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |