UEPB - Repositório Digital

As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alexandre, Giovana Matildes da Silva
dc.date.accessioned 2016-12-09T15:51:45Z
dc.date.available 2016-12-09T15:51:45Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12049
dc.description ALEXANDRE, Giovana Matildes da Silva. As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado: As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente, estrutura - se a partir de um referencial teórico, destaca a relação intrínseca que há entre a manutenção do capitalismo e a qualidade do ensino nas escolas públicas. A manutenção do poder vigente atende aos interesses da classe dominante, aquela com maior prestígio social e econômico, e esta perpetuação só é possível através de mecanismos de controle como a disseminação de ideologias e, por conseguinte, a alienação dos indivíduos. A presente pesquisa de caráter teórico-bibliográfica se propôs a estudar a participação do ambiente escolar nessa cadeia de exclusão e injustiças, pois cabe a esta a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, e cada vez que essa função é relegada a um segundo plano, através de um ensino descontextualizado ou desprovido de significado para o educando, contribui-se para a alienação educacional e social. È importante salientar que o educador sofre os impactos oriundos dessa dominação, quer seja através da ausência de políticas públicas que o valorizem enquanto profissional ou por veiculação de ideologias que o desmotiva e oprime. Como aportes teóricos foram utilizadas concepções de autores como Freire (2005), Silva (2008), Foucault (2006), entre outros, que fazem da alienação escolar e desvalorização do ensino um instrumento a serviço do poder dominante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Djane de Fátima Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Ideologias pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title As relações de poder que perpassam o ambiente escolar e suas influências na prática docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta