Resumo:
Este trabalho busca estabelecer uma relação entre História e cinema para produzir uma análise historiográfica do filme documentário “Viaduto Gilles Deleuze”. O filme aborda as opiniões de três estudantes de diferentes cursos de História sobre teoria da História e a relação entre a História e a pós-modernidade. Metodologicamente nos guiamos pelas análises históricas do cinema desenvolvidas pelo historiador Marc Ferro e pelo método de análise de filmes históricos inventado pelo Prof. Johnni Langer em seu texto “Metodologia para Análise de Estereótipos em Filmes Históricos”. A pesquisa se justifica pela contribuição para o debate sobre a relação entre a História e a pós-modernidade e por ofertar a historiadores e estudantes de História a possibilidade de refletir sobre o cinema como fonte histórica. As análises trouxeram à baila opiniões, às vezes divergentes, influências e referências dos personagens do filme.
Descrição:
PEREIRA, N. C. Viaduto Gilles Deleuze: cinema, história e pós-modernidade. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.