Resumo:
A transexualidade (alguém que não se reconhece internamente como se apresenta fisicamente)
dentro do ambiente escolar é algo muito comum nos dias atuais, porém nos deparamos com
outra realidade na comunidade escolar acerca do tema. Vale salientar que este conceito de
transgêneros se confronta diante de uma construção social, onde existe o padrão
heteronormativo: masculino x feminino e sujeitos que não se reconhecem dentro desta
conjuntura imposta desde o nascimento ficam fora deste padrão, como é o caso das trans. Não
estando dentro destes padrões estabelecidos, transexuais sofrem todos os tipos de exclusão,
levando à uma grande “expulsão” desta população, pois na verdade, estes mesmos são levados
forçadamente a sair das escolas (evasão escolar). Objetivamos promover uma reflexão sobre
este tema “Transexualidade no ambiente escolar”. A metodologia utilizada foi de pesquisa
bibliográfica, qualitativa e analítica. O embasamento teórico privilegiou as considerações
feitas por BEAUVOIR (1967), BENTO (2008), MODESTO (2015), ARÁN, ZAIDHAFT E
MURTA (2008). Os resultados encontrados obteve a contribuição de conversações e debates
com trans que viveram dentro do ambiente escolar. Estas entrevistas serão de suma
importância para que haja uma desconstrução e um bom entendimento da comunidade
pedagógica acerca da problemática de gênero e transexualidade. O próprio educador deve ter
como dever principal, contribuir com a formação do caráter dos indivíduos e suas
experiências identitárias, sem excluir a compreensão do que é ser menino ou menina fora das
lentes do que é tido como normal na sociedade, fazendo com que pessoas transgêneras, por
exemplo, não sintam-se intimidadas ou incapazes de prosseguir sua carreira educacional.
Concluímos a partir dos estudos realizados, que as pessoas trans são tidas como “invisíveis” e
abjetas em todo o contexto social aonde vivem, inclusive nas escolas, fazendo-nos perceber
que diante dos docentes e discentes há uma prática preconceituosa que tem como objetivo
fazer uma assepsia sobre estes indivíduos dentro do ambiente educacional, favorecendo assim
a evasão escolar das trans e consequentemente interferindo na sua vida profissional.
Descrição:
OLIVEIRA, M. da P. F. P. de. A Transexualidade no ambiente escolar. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.