Resumo:
O presente artigo atenta para o ensino das práticas de atividades de leitura na
perspectiva do letramento na educação básica, mais especificamente, durante todo
o decorrer do período de estudo dos alunos. Buscamos compreender como este
processo situado e interacional pode contribuir: na formação do sujeito, preparação
para o mercado de trabalho, no desenvolvimento cognitivo, raciocínio critico,
conhecimento prévio e desenvolvimento da escrita e da leitura dos alunos. Portanto
o ensino da prática leitora: no letramento, na LDB, e nos PCNs tentam mostrar a
importância que tem a leitura no processo de ensino e aprendizagem dos aluno em
todas as disciplinas do currículo escolar. Para isto, nos baseamos em uma
perspectiva bibliográfica de pesquisa, embasados em um olhar especulativo sobre o
estudo da arte da linguagem cientifica no ensino da língua portuguesa.
Fundamentamos nossa pesquisa em Kleiman (2012), Marcuschi (2009, 2011),
Soares (2008), dentre outros por compreenderem esta indissociável relação entre
leitura, letramento desenvolvimento cognitivo, raciocínio crítico e conhecimento
prévio do leitor e capacidade de interpretação. Além disso, ressaltamos que esta
atividade é de suma relevância em diversos tipos de conhecimento como o
linguístico, o textual e o prévio. A interação que o leitor realiza no contexto escolar
contribui para o processo de internalização dos conhecimentos socializados nos
primeiros anos de ensino no nosso escopo de estudo. Espera-se, dessa maneira,
refletir sobre as contribuições da leitura, enquanto prática situada, para a
apropriação efetiva do conhecimento cientifico.
Descrição:
SILVA, E. P. da. O ensino da leitura na perspectiva do letramento na educação básica. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.