UEPB - Repositório Digital

O ensino da leitura na perspectiva do letramento na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edilma Pereira da
dc.date.accessioned 2016-12-16T13:41:02Z
dc.date.available 2016-12-16T13:41:02Z
dc.date.issued 2016-12-02
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12096
dc.description SILVA, E. P. da. O ensino da leitura na perspectiva do letramento na educação básica. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo atenta para o ensino das práticas de atividades de leitura na perspectiva do letramento na educação básica, mais especificamente, durante todo o decorrer do período de estudo dos alunos. Buscamos compreender como este processo situado e interacional pode contribuir: na formação do sujeito, preparação para o mercado de trabalho, no desenvolvimento cognitivo, raciocínio critico, conhecimento prévio e desenvolvimento da escrita e da leitura dos alunos. Portanto o ensino da prática leitora: no letramento, na LDB, e nos PCNs tentam mostrar a importância que tem a leitura no processo de ensino e aprendizagem dos aluno em todas as disciplinas do currículo escolar. Para isto, nos baseamos em uma perspectiva bibliográfica de pesquisa, embasados em um olhar especulativo sobre o estudo da arte da linguagem cientifica no ensino da língua portuguesa. Fundamentamos nossa pesquisa em Kleiman (2012), Marcuschi (2009, 2011), Soares (2008), dentre outros por compreenderem esta indissociável relação entre leitura, letramento desenvolvimento cognitivo, raciocínio crítico e conhecimento prévio do leitor e capacidade de interpretação. Além disso, ressaltamos que esta atividade é de suma relevância em diversos tipos de conhecimento como o linguístico, o textual e o prévio. A interação que o leitor realiza no contexto escolar contribui para o processo de internalização dos conhecimentos socializados nos primeiros anos de ensino no nosso escopo de estudo. Espera-se, dessa maneira, refletir sobre as contribuições da leitura, enquanto prática situada, para a apropriação efetiva do conhecimento cientifico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title O ensino da leitura na perspectiva do letramento na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta