Resumo:
Diante da necessidade de se produzir textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, o Livro Didático
é um auxiliar fundamental para que essa produção seja orientada de forma eficiente e contextualizada,
pois o mesmo se configura como um assessório prático e ágil às aulas. Nesse sentido, o presente
trabalho busca analisar uma proposta de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo
presente no livro didático “Português: linguagens, 1” de Cereja e Magalhães (2013) a fim de perceber
se esta proposta atende aos critérios de textualidade. Então, a pesquisa se torna justificada pelo fato de
ser essencial analisar o livro didático a fim de encontrar meios de melhoria e reformulação desse
recurso didático tão importante ao ensino. Para a realização do estudo, nos utilizamos do método
documental e bibliográfico, tendo em vista que analisamos através de figuras escaneadas do livro, bem
como nos utilizamos de uma base teórica para analisa-las. Como referências bibliográficas, buscamos
em Koch (2003, 2015), Guimarães (2009), Antunes (2003), PCN’s (1998) entre outros autores que
dialogam com nossa intenção de pesquisa. Com o estudo, percebemos que a proposta presente no livro
didático analisado atende pertinentemente aos critérios de textualidade e contextualização da produção
escrita o que, ao nosso ver, pode facilitar e tornar significativa a elaboração do gênero dissertativo-argumentativo.
Descrição:
SILVA, M. L. O. Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.