UEPB - Repositório Digital

Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Luana de Oliveira
dc.date.accessioned 2016-12-16T13:42:06Z
dc.date.available 2016-12-16T13:42:06Z
dc.date.issued 2016-12-02
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12099
dc.description SILVA, M. L. O. Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Diante da necessidade de se produzir textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, o Livro Didático é um auxiliar fundamental para que essa produção seja orientada de forma eficiente e contextualizada, pois o mesmo se configura como um assessório prático e ágil às aulas. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar uma proposta de produção textual do gênero dissertativo-argumentativo presente no livro didático “Português: linguagens, 1” de Cereja e Magalhães (2013) a fim de perceber se esta proposta atende aos critérios de textualidade. Então, a pesquisa se torna justificada pelo fato de ser essencial analisar o livro didático a fim de encontrar meios de melhoria e reformulação desse recurso didático tão importante ao ensino. Para a realização do estudo, nos utilizamos do método documental e bibliográfico, tendo em vista que analisamos através de figuras escaneadas do livro, bem como nos utilizamos de uma base teórica para analisa-las. Como referências bibliográficas, buscamos em Koch (2003, 2015), Guimarães (2009), Antunes (2003), PCN’s (1998) entre outros autores que dialogam com nossa intenção de pesquisa. Com o estudo, percebemos que a proposta presente no livro didático analisado atende pertinentemente aos critérios de textualidade e contextualização da produção escrita o que, ao nosso ver, pode facilitar e tornar significativa a elaboração do gênero dissertativo-argumentativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Produção Textual pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Critérios de Textualidade pt_BR
dc.title Livro didático de língua portuguesa e escrita: analisando proposta de texto dissertativo-argumentativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta