Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir acerca contribuições da educação inclusiva para crianças portadoras de Síndrome de Down a partir das teorias interacionistas, bem como refletir sobre as contribuições da educação inclusiva; refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação e adequações curriculares a partir das contribuições da educação inclusiva. Partimos do pressuposto de que a inclusão vai muito além da inserção de crianças portadoras de patologias dentro do espaço escolar, uma vez que se faz necessário formá-la para autonomia (FREIRE, 1996). Traçamos, de forma sintética, a história dos estudos da Síndrome de Down para, estudar três tipos dessa síndrome, em seguida, refletimos sobre a educação inclusiva, por fim, refletir sobre como a relação entre escola, família e desenvolvimento da criança. Pautamo-nos no método de pesquisa bibliográfica proposto por Lakatos (2008). Utilizamos como referência os autores: Vygotsky (1978), Bakhtin (1988), Brandão (1985), Coll (2004), Monacorda (1989), Salamanca (1994), Santos e Paulino (2006), Abrange (2013). Dessa maneira, esperamos contribuir para o entendimento da Síndrome de Down e da inclusão enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
LIMA, J. D. Síndrome de Down e inclusão: diálogos possíveis. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.